Acessar Registrar

Acesse sua conta de usuário

Nome de usuário *
Senha *
Lembrar de mim

Criar uma conta

Todos os campos marcados com asterisco (*) são obrigatórios.
Nome *
Nome de usuário *
Senha *
Verificar senha *
Email *
Verifar email *
Captcha *

Com baixo teor alcóolico, propriedades isotônicas e sabor fiel ao original, bebida puro malte foi desenvolvida por pesquisadores de Araraquara (SP). Análise de voluntários foi satisfatória.

Pesquisadores da Universidade Estadual Paulista (Unesp), em Araraquara, desenvolveram a primeira cerveja saudável, com baixo teor alcoólico e propriedades isotônicas.

A bebida puro malte pode evitar a desidratação e repor nutrientes importantes para o corpo durante atividades físicas.

Segundo o estudo, a produção da cerveja não demanda custos além daqueles envolvidos no processo da bebida tradicional.

Além das técnicas e dos ingredientes diferenciados, a cerveja desenvolvida no laboratório da Unesp mostrou-se fiel ao sabor original.

A pesquisa está em busca de empresas parceiras para financiar a produção da cerveja, para que possa ser produzida em larga escala e assim chegar aos mercados para consumo do público.

Vantagens da cerveja saudável

A bebida oferece uma série de inovações e benefícios que não são encontrados nas cervejas tradicionais que são comercializadas. Dentre as principais vantagens estão:

  • Baixo teor alcoólico, devido à interrupção da fermentação;
  • Propriedade isotônica, após adição de sais;
  • Hidrata e repõe nutrientes;
  • Contém substâncias antioxidantes naturais, que podem retardar o envelhecimento das células;
  • Produção com baixo custo.

Pesquisa e avaliação de voluntários

O estudo, desenvolvido em programa de doutorado na Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCFar), buscou produzir uma cerveja do tipo Pilsen que preservasse os ingredientes originais, como o malte, lúpulo, levedura e água.

Ao longo dos quatro anos do estudo, sob a responsabilidade da pesquisadora Deborah Oliveira De Fusco, foram produzidos mais de 120 litros da cerveja.

A pesquisa também contou com a participação de 115 voluntários, desde consumidores até potenciais compradores da bebida.

As avaliações dos voluntários foram reunidas em formulários e analisadas pelos pesquisadores, a fim de identificar se a aceitação da bebida obteve um resultado satisfatório quando comparada a duas cervejas com baixo teor alcóolico já comercializadas no mercado.

“O resultado da análise sensorial foi extremamente satisfatório, pois os consumidores não mostraram preferência por nenhuma das bebidas, indicando que nós atingimos um bom nível de aceitação de sabor ", afirmou o professor orientador do estudo, Gustavo Henrique de Almeida Teixeira.

Para tornar a bebida isotônica, foram adicionados sódio e potássio na receita com o objetivo de aumentar a concentração de sais minerais na cerveja. Isso permite seu consumo durante a prática de exercícios físicos, já que tais elementos repõem os nutrientes que são perdidos na transpiração ao longo de um esforço excessivo.

Além da adição dos sais para conferir a propriedade isotônica, a única diferença entre o processo de fabricação da cerveja saudável e o da cerveja tradicional encontra-se na fase de fermentação.

Assim, após a fase de adição das leveduras, o processo de fermentação é interrompido no segundo dia, para que o teor alcoólico da bebida seja controlado e não ultrapasse os 0.2%.

 

Fonte: G1 – 29/10/2021

guia fornecedores

News mais lidos